Eu vejo Flores em Você!

Eu vejo Flores em Você!

sábado, 24 de novembro de 2007


Amigas e Amigos:
Voltando falar sobre poesia, trago um dos grandes poetas da nossa cidade: Andrade Carcel. Observem a beleza do seu poema....Trágico e poético, sangrando como a vida !


A MENINA QUE PASSA

(Andrade Carcel)

Da janela vejo, de ouvir os passos
travessos a ultrapassarem carros,

o nariz escorrendo, saltos de escarros,
pulos sobre passeios de ásperos asfaltos...

Da janela sob o sol de tantos dias
vejo a menina: de tranças desfeitas,

de pele azul-cinza
que ainda desperta olhares de espanto.

De quantos trocados precisa a negrinha
de mãos estendidas,
recolhidas, vazias, ao bolso furado?

Os olhos um tanto rasgados,
nem rindo ou chorando,

já acostumados (?) a olhar nas vitrinas:
o alimento impossível,
o brinquedo impossível,
o vestido impossível.
- Quais as possibilidades do mundo?


E da janela, inútil, vejo o sol escaldante
sobre a criança que passa na rua:
a toa de afagos e carícias e sentimentos comuns
que alimentam pequenas almas.
Mas essa que vejo da minha janela,

já quase de mim a se distanciar
é toda exceção. A maior exceção do mundo.
Retendo ultrajada a inocência
mal percebendo os olhares
tementes da sua carne.

Essa a menina que a minha janela percebe
e, quem dera, fosse um sonho, pesadelo,

a visão desse ser humano - biologicamente real
a insistir em matar a fome
talvez de um ou dois dias atrás -
que agora parece animado
como todo guri, essa guria
de não sei quantos anos de idade;
magra,
raquítica,
banguela... (que dentes terão forças para romperem suas gengivas?).


Agora passa a pequena criatura:
ágil, como lebre;

peralta, como estrela que do céu escapuliu.
Ah!... E quase dobrando a esquina

a flor negra, menina, olhou pra mim e sorriu.

Um comentário:

Stela Borges de Almeida disse...

Passeando pelo Carcará do Setão para apreciar a singeleza da poesia e saber notícias. Parece que deu certo enviar uma vez um blog sobre cinema... convido-o para participar da minha viagem pela capital portenha... um beijo. Stela Borges de Almeida.

E viva a Poesia Viva

E viva a Poesia Viva

Mulher - Ametista Nunes-

O poema da grande poeta da Ametista Nunes declamado por Jeane Sanches, com roteiro, direção, filmagem e edição de Heron Brandão- Musica Incidental: Hervs E é por isso que eu continuo apaixonado! ">

Boca de Brasa -

Boca de Brasa -
Carnaval 2011- Pelourinho - Salvador - Bahia